EUCARISTIAS
Lives d’A Motosserra Perfumada
Muito se especula a respeito de possíveis relações entre as ondas conservadoras que emergem no Brasil de hoje e os regimes autoritários do passado. Nesta série de lives, A MOTOSSERRA PERFUMADA convida artistas e intelectuais a refletirem sobre uma FRÁTRIA possível, analisando fenômenos políticos e sociais dos últimos tempos à luz da história. Nestes encontros, de caráter heterogêneo, Psicanálise, Filosofia, Militância e Teatro conversam para exumar as paixões que movimentam as engrenagens do nosso tempo.
PRIMEIRA EUCARISTIA
GERALD THOMAS E MARIA RITA KEHL
SEGUNDA EUCARISTIA
TERCEIRA EUCARISTIA
Uma aranha só estende sua teia se, ao menos, duas ramas lhe servem de regaço. De outro modo, não há teia, apenas a tarântula fiando no vazio.
Cão do Senhor
Foi durante os períodos mais graves da Pandemia que A Motosserra Perfumada desenvolveu a pesquisa, que resultou na dramaturgia "Cão do Senhor", de Biagio Pecorelli. Ambientado em meados dos anos de 1980, o texto narra a história de Inri, um Frei da Ordem Dominicana que retorna à casa onde crescera, na distante e fictícia Cruz das Almas. O Brasil vive sua abertura democrática, mas Inri se vê preso a uma memória de infância: a de seu pai ocultando cadáveres na campina. O protagonista não consegue distinguir o que lembra do que inventa; o que é memória política do que é pavor infantil.
Ao final, é o tema da ANISTIA que se discute em “Cão do Senhor”. A peça nos diz que apenas a memória, tecida coletivamente; os fatos históricos, insistentemente “lembrados”; e com os agentes de violência devidamente responsabilizados, uma nação pode lançar luz sobre o seu futuro.
Em 2021, a peça foi publicada em formato de livro físico (Ed. Efêmera), junto a outras três peças d'A Motosserra, todas autorais. Ganhará uma versão em Teleteatro (fotos) que está em fase de pós produção e como espetáculo teatral ainda segue inédito.